29 de maio de 2012

Como conter os doces das crianças


Na literatura infantil e nos filmes, sempre que alguma criança sonha com algum paraíso fantástico, ele é repleto de doces e rios de chocolate. Que a criançada se apaixona por sabores adocicados nós já sabemos, e também é algo que já foi comprovado por diversos estudos. Mas, como saber o momento certo de permitir a ingestão desses doces na alimentação dos pequenos?
Antes do segundo ano, ainda não é necessário introduzir alimentos ricos em açúcar. Até essa idade, a criança está na fase de descoberta dos sabores dos alimentos, que fará com que ela forme suas preferências alimentares.
Como já existe a tendência de os pequenos gostarem de doces, esse período é importante para apresentar opções de alimentos mais nutritivos, como frutas. Algumas mães acrescentarem açúcar no chá ou no suco, mas isso atrapalha a criança a sentir o sabor natural dos alimentos.
É importante lembrar que, quando falamos de doces, não nos referimos apenas às guloseimas, mas aos alimentos ricos em açúcar, como refrigerante, suco industrializado, biscoito recheado, cereal matinal e o açúcar de adição.
Como introduzir na alimentação
Comer doces, além de ser prazeroso, faz parte do convívio social. Mas eles devem ser consumidos com moderação. O Guia Alimentar para Menores de Dois Anos, editado pelo Ministério da Saúde, orienta o consumo de uma porção de açúcar e doces diária (que corresponde a uma colher de açúcar) a partir de 1 ano de idade. Esse açúcar este presente nos pães, biscoitos, bolos e outros alimentos.
A partir de 2 anos, pode-se acrescentar mais uma porção de açúcar e doces.
Como conter o consumo
A principal dica é dar o exemplo: se a criança se alimenta de forma saudável em de casa, vai fazer o mesmo também fora. Para essas crianças o gostoso é comer uma fruta, ou tomar um suco. O contrário também vale: se os pais comem doces e besteiras todos os dias, a criança também vai querer o mesmo, e com razão.
Veja algumas dicas:
•Não deixe guloseimas à vista;
•Instigue o consumo de frutas, preferindo as mais adocicadas, como manga, banana, maçã, goiaba. Uma dica é oferecer salada de frutas, vitaminas, ou mesmo frutas com aveia;
•Estimule desde cedo os sentidos da criança para que ela conheça melhor as frutas: tocar, amassar, cheirar, ver como é o alimento com casca e pronto para comer;
•Não ofereça sobremesas ou guloseimas como forma de premiação nem as retire por punição. A criança pode supervalorizar esses alimentos;
•Deixe a criança sentir o sabor dos alimentos na sua forma natural, para que ela possa saber do que ela gosta.
Lembre-se que, se consumido em excesso, o açúcar pode deixar o seu bebê mais irritado e agitado, devido à liberação de hormônios, como a insulina e a adrenalina. Esses hormônios também estão diretamente ligados ao desenvolvimento de caries e obesidade. Por isso, moderação é essencial.



Matéria de contribuição para o site www.crescendocomseufilho.com.br

4 comentários:

  1. Olá parabéns pelo blog, sou nutricionista também e gostaria que viesse conhecer meu blog, http://kakanutri.blogspot.com.br/, será um prazer ter vc entre os seguidores. Abraços e sucessos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Kaka! Vou acompanhar sim! Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Existem novos estudos relacionando os doces e as crianças. Não se deve exagerar na apresentação dos doces às crianças, mas o seu consumo está ligado ao crescimento e a felicidade uma vez que que são fontes de energia e responsáveis pela liberação da serotina. Adultos que não consumiram, moderadamente, estas guloseimas qdo crianças, se tornam infelizes, excessivamente, sérios e introspectivos.

    ResponderExcluir