19 de junho de 2012

A importância das fibras na alimentação dos pequenos


Você já conferiu aqui os nutrientes importantes para o desenvolvimento do seu bebê. Mas também é importante entender melhor a importância das fibras nesse processo.
As fibras são compostos de origem vegetal que não são digeridas nem absorvidas pelo corpo, mas são fundamentais para o bom funcionamento intestinal em todas as idades. Sua principal função é auxiliar no trânsito intestinal, na digestão e na absorção de nutrientes.
Muitas mamães reclamam do mau funcionamento do intestino dos pequenos. Os problemas de constipação aparecem principalmente na primeira infância. Esse problema pode ter várias causas: falta de leite materno, introdução de fórmulas alimentares, diluição de fórmulas de maneira inadequada, adição de engrossantes ao leite artificial, introdução de alimentos complementares, inatividade física, falta de água, falta ou até o excesso de fibras.
Quantidade ideal
Para saber a quantidade ideal de fibras que seu bebê precisa por dia, use essa fórmula simples: some a idade do seu bebê + 5 gramas.
Para uma criança de 2 anos, por exemplo, o resultado (7 gramas) pode representar ½ maçã + ¼ mamão + 1 laranja (com bagaço).
Tipos
As fibras são divididas em dois tipos:
Solúveis – Aumentam as bactérias benéficas do intestino, retardam o esvaziamento gástrico e diminuem o transito intestinal. Indicadas para diarréias e constipação. Podem ser encontradas em legumes, verduras e polpas de fruta. Exemplos: almeirão, chicória, banana, maçã, ameixa e aveia.
Insolúveis – Aumentam o volume e peso das fezes, aceleram o tempo do trânsito intestinal, retêm água e são pouco fermentativas. Indicadas para constipação. Podem ser encontrados principalmente em farelos, grãos integrais, feijões e cascas de frutas (maçã, pêra, ameixa).
Água
Tão importante quanto o consumo de fibras é a ingestão de água. Ela ajuda as fibras a desempenharem sua função.
Para bebês de até 1 ano, a quantidade recomendada é de 800 ml, mais 600 ml de outros líquidos, como sucos, chá e leite materno.
Para os pequenos com até 3 anos, a quantidade de água deve ser 1,3 litro, mais 900 ml de outros líquidos.
Inserir na alimentação
Uma forma simples de inserir as fibras na alimentação de crianças são as frutas, verduras e legumes. Eles são ricos nos dois tipos de fibras.
Outra opção são os alimentos integrais, como pães, biscoitos, arroz, macarrão. Eles podem ser introduzidos no cardápio assim que a alimentação complementar for iniciada. Só tome cuidado para 
não exagerar na quantidade.
Uma dica é acrescentar farinha de aveia, farinha de linhaça e granola moída na papinha de frutas, vitamina, papinhas salgadas, refeição ou com as frutas amassadas.



Contribuição para o site www.crescendocomseufilho.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário