17 de maio de 2012

Nutrientes importantes na alimentação do seu filho

Uma alimentação balanceada é vital para que a criança cresça com saúde.
Todos os nutrientes são essenciais para o desenvolvimento adequado do seu bebê. Mas, você sabe exatamente o que é mais importante para seu filho? Veja quais são os benefícios de cada grupo alimentar e dos principais micronutrientes e saiba em quais alimentos podem ser encontrados:
Grupos de alimentos
Carnes, ovos, feijões, leite e derivados – Esse grupo fornece proteínas que são indispensáveis para as crianças, pois auxiliam na fase de crescimento. Uma dieta pobre em proteínas pode fazer com que a criança apresente déficit de crescimento, além de levar à desnutrição proteica. O leite e seus derivados são fontes ricas de cálcio e devem ser integrais, e não desnatados, quando forem consumidos.
Pães, cereais e tubérculos – Esse grupo é rico em carboidratos, que fornecem a energia necessária para o crescimento e desenvolvimento da criança. Batata, mandioquinha, macarrão, arroz e pães são exemplos de alimentos que representam esse grupo.
Frutas, verduras e legumes – Nesse grupo encontramos as principais fontes de vitaminas, minerais e fibras. É importante que criança consuma de seis a sete porções de frutas, verduras e legumes por dia.
Gorduras e açúcares – A função principal desse grupo alimentar é fornecer energia. As gorduras ajudam na absorção de algumas vitaminas e devem ser consideradas para o preparo das refeições. Os alimentos que contenham apenas açúcar devem ser consumidos apenas após o primeiro ano de idade. Lembrando que, para refrigerantes, doces, e açúcar de adição o consumo deve ser evitado antes de 2 anos de idade.
Micronutrientes que merecem atenção
Zinco – Previne a morbi-mortalidade por doenças infecciosas. Está presente em carnes, farelo de trigo e leite. É importante para o crescimento e para o sistema imunológico.
Ferro – Previne a anemia e é importante para o desenvolvimento psicomotor. No mundo todo, muitas crianças apresentam deficiência de ferro, sendo necessária uma suplementação, que deve ser indicada pelo pediatra ou pelo nutricionista.  Também pode ser encontrado nas carnes, no fígado de boi, no feijão, na couve e na beterraba.
Vitamina C – Ajuda a aumentar a absorção do ferro no organismo, quando consumidos na mesma refeição. Está presente em frutas, como a laranja, a goiaba, a acerola e o kiwi.
Vitamina A – Ajuda no crescimento e também é responsável por melhorar o sistema imunológico. Está presente nos alimentos de origem animal (carnes, gema de ovo, leite) e frutas e legumes de cor alaranjada (manga, maracujá, cenoura, abóbora). A falta dessa vitamina pode causar atraso no crescimento da criança, além de problemas na visão e anemia.
Vitamina D – Encontrada em peixes, carnes, ovos, leite e na manteiga, a vitamina D é sintetizada pelos raios solares. Ela previne o raquitismo, doença que atinge o tecido ósseo.
Vale lembrar que até os 6 meses de idade todos os nutrientes necessários para a nutrição infantil estão presentes no leite materno. A partir dos 6 meses, as crianças devem receber porções de cada grupo alimentar. As quantidades indicadas variam de acordo com o perfil e as atividades de cada criança.
Contribuição para o site www.crescendocomseufilho.com.br

2 comentários:

  1. oi gisele tenho uma filha de 2anos e3 meses que até 1ano teve muitas viroses e eu trabalhava fora e ela ficaava na creche ela nasceu com 22ookg e42cm e hoje ela tem 9300kg e 75cm ela é muito pequena ela come bem os legumes e carne so bilisca como fazer ela ganhar peso pois nao trabalho mais e eu mesmo faço as suas refeiçoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau, tudo bem? Pelo que eu vi sua filhinha é menor que as outras para a idade, assim como pesa menos de acordo com a idade (desde o nascimento até agora). Só que o peso para a altura dela estão adequados.
      Acompanhe o ganho de peso dela junto ao pediatra e nutricionista, mas nesse ritmo está muito bom.
      Outro ponto que você citou sobre comer pouca carne, é comum a partir dos 2 anos, pois o crescimento diminui e as crianças tendem a comer menos.
      Para estimular você pode montar pratos coloridos e divertidos, variando nas preparações e seguindo horários nas refeições que devem ser de 5 a 6 refeições diárias e assim evita beliscos.
      Espero ter ajudado!
      Beijo!

      Excluir