19 de setembro de 2011

Alimentação na adolescência: entenda um pouco mais

Adolescência é mesmo uma fase mágica em todos os aspectos: é possível enxergar o corpo crescer e se desenvolver de uma forma fantástica, fisicamente, psicologicamente e também socialmente. Mais especificamente as alterações físicas, podem ser um tanto desconfortáveis por serem rápidas.

Há um aumento de massa muscular, crescimento ósseo e modificações na quantidade e distribuição de gordura, o que resulta no aumento de estatura e de peso. Imaginem só que 50% do peso e 20-25% da estatura de uma pessoa são adquiridos na adolescência!

Entre os garotos a tendência é ganhar mais peso e crescer por um período mais longo que entre as garotas, em compensação é nelas que são depositados mais gordura corporal por serem capazes de gerar filhos e devido à hormônios. Enquanto os homens devem ter uma reserva normal de gordura de aproximadamente 15%, as mulheres precisam ter em torno de 25%.

É importante se atentar para a qualidade dessa alimentação para que não haja danos mais para frente. A obesidade vem crecendo assustadoramente e suas consequencias podem demorar a aparecer. Porém é importante não confundir magreza com saúde, procurando se espelhar em corpos perfeitos baseados em ídolos de beleza. Tanto quanto a obesidade, os transtornos alimentares também levam a riscos graves a saúde.

Por isso é fundamental  que se aprenda a fazer as escolhas alimentares nessa fase da vida, evitando seguir a opnião de grupos que ridicularizam uma alimantação adequada e se preocupando em te uma vida saudável.

Devido as transformações envolvendo a adolescência é muito importante o consumo de certos tipos de alimentos. Confira algumas dicas:
- Consuma 3 porções de alimentos fonte de cálcio (principal fonte são leite e derivados), para o crescimento e fortalecimentos dos ossos;
- As proteínas são importantes para a manutenção e crescimento dos músculos, além de ser as principais fontes de ferro. São encontradas em carnes em geral, ovos e, em menor quantidade nos feijões;
- Os carboidratos, encontrados nos pães, massas, arroz, etc, são as principais fontes de energia para o corpo;
- Os lipídeos são fundamentais para o aporte de vitaminas e síntese de hormônios;
- As frutas, verduras e legumes, devem ser cnsumidos diariamente. Eles são ricos em vitaminas que ajudam a deixar sua pela mais bonita e seu corpo saudável;
- As refeições devem ser feitas a cada 3 horas,  para que seru corpo receba todos os nutrientes de forma fracionada. Inclua frutas nos lanches intermediários;
- Beba água! Seu corpo precisa se manter hidratado para funcionar bem, e para isso é necessário por volta de 2 litros por dia.
- Evite o consumo exagerado de doces e refrigerantes, quando consumidos em excesso são depositados em forma de gordura. Aprecie mais as frutas frescas ou até mesmo as secas que são bem adocicadas.

Cuide-se!! Uma vida mais saudável pode ser muito saborosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário