28 de maio de 2011

Alimentação no inverno, dicas que vale a pena espiar!

   Durante o inverno nosso corpo  gasta mais energia pois se esforça para manter a temperatura corporal e para aumentar a resistência. Em consequência sentimos mais fome, porém devemos nos atentar pois nesse período também tendemos a comer alimentos mais quentes e muitas vezes mais calóricos, como o famoso fondue, chocolate quente, sopas cremosas, sem contar as guloseimas e bebidas de festas típicas como a canjica, quentão, vinho quente, entre outros, deixando de lado saladas, frutas, sucos naturais e a água.
Apesar do corpo gastar mais energia, o consumo de alimentos mais calóricos deve ser controlado para que não se torne um problema a longo prazo para a saúde e a curto prazo para a próxima estação, já que no inverno usamos roupas mais larguinhas, e ao passar a estação podemos sentir a diferença nas próprias roupas.
   Como o consumo de saladas e frutas reduz, a ingestão de vitaminas e minerais fica a desejar, contribuindo para a diminuição da imunidade, e com isso estamos sujeitos a resfriados, gripes e doenças respiratórias.
Além disso, não podemos esquecer da ingestão hídrica, que muitas vezes fica esquecida  e se reflete no ressecamento da pele, e até desconforto na garganta devido a falta de hidratação. Além de cremes hidratantes, o consumo regular de líquidos deve ser mantido.

Segue abaixo algumas dicas importantes:

- Faça as sopas cremosas com legumes batidos, ou acrescente algumas fibras como o farelo de aveia ou de trigo, deixando de lado o creme de leite e farinhas brancas;

- Prepare o fondue com os queijos magros e legumes, como cenouras, couve-flor, abobrinha, alho poró, etc.; 

- Para o fondue doce ou o chocolate quente use o leite desnatado e chocolate sem adição de açúcar, adoçando com adoçante próprio para altas temperaturas;

- Consuma frutas da época, como a mexerica, morango, laranja e maracujá, pois são fontes de vitamina C que auxilia o organismo a responder as infecções e ao estresse;

- Prepare as verduras e legumes no vapor, para que o consumo de fibras, vitaminas e minerais se mantenha em equilibro;

- Use e abuse de chás com adoçante, eles aumentam a temperatura corpórea, dando aquela sensação gostosa. Além disso, eles ajudam a manter a hidratação, esquecida nessa estação;

- Se está acima do peso aproveite o maior gasto de energia durante o inverno para praticar algum exercício físico!

3 comentários:

  1. Olá, Gisele!
    Excelentes dicas! Esse tempinho realmente dá fome, mas procuro fazer sopinhas bem leves usando folhosos. Além de achar uma delícia evito engordar!
    Parabéns!
    ( :
    Janaína

    ResponderExcluir
  2. Olá Janaína!!
    Muito obrigada!!
    Com o friozinho é importante nos cuidarmos!!
    Espero sempre sua visita!!

    Até mais!! :)

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Muito legal o seu blog, sou ainda estudante de nutrição e também comecei um blog com dicas, é muito legal isso.Parabéns.

    http://pameladicanutricao.blogspot.com

    ResponderExcluir