23 de maio de 2011

Mudança alimentar: o Início

Começar a escrever um Blog, começar uma nova fase da vida, começar a mudar os hábitos alimentares.  Começar requer disposição, força de vontade e determinação. E se falando em alimentação, um dos prazeres da vida,  das início a esta mudança não é  fácil.


Pensando que são hábitos de toda a vida, é ainda mais difícil iniciar uma reeducação alimentar. Porém, com o crescente aumento de obesidade e das doenças associadas e dificuldades que o excesso de peso acarreta, fica mais claro a necessidade de uma mudança no estilo de vida para manter a saúde e qualidade de vida.

Mas não é preciso que se chegue a um peso excessivo para que se tome a iniciativa em mudar, em começar um novo padrão alimentar.

Um novo padrão alimentar não necessariamente quer dizer que nunca mais poderá comer o que gosta, só é preciso saber que um ponto fundamental aqui é o equilíbrio e aprender a  fazer as escolha alimentares. É ai que o nutricionista entra.

O primeiro passo é se conscientizar que a mudança ou melhora dos hábitos alimentares é necessária. Se esse passo já foi dado, seguem apenas três dicas que irão ajudar a seguir mais adiante:
  1. Faça refeições a cada 3 horas, assim seu corpo perceberá que pode gastar as energias que estão reservadas;
  2. Procure se alimentar em ambientes tranquilos, sempre prestando atenção no que come e mastigando bem os alimentos;
  3. Procure se manter bem hidratado consumindo 2 litros de água por dia, você pode confundir sede com fome.
Bom, eu comecei meu blog...e você, começa sua mudança de hábitos quando?

Lembre-se, você pode tudo! Cada dia é um novo começo!




"Começar pode ser aos 17. Pode ser aos 30. Pode ser aos 85. Começar pode ser ao som de Marvin Gaye ou no apaixonar de Chico. Começar é de repente perceber que já se está na metade do caminho. Começar é dar mais valor ao tempo que temos e descobrir como é uma tortura o tempo que não temos. O futuro, aparentemente é o fim que nos espera. Espera para começar."

Cah Morandi

Nenhum comentário:

Postar um comentário